quinta-feira, 25 de setembro de 2008

História do Balonismo Brasileiro.


A primeira tentativa de vôo com um balão a ar quente no Brasil envolveu o padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Ele foi até a corte e diante do rei D. João V apresentou sua passarola. Após duas tentativas, o balão teria conseguido subir quatro metros e sido destruído por dois guardas, receosos de que o padre voador provocasse um incêndio no palácio. O experimento de Bartolomeu de Gusmão ficaria para a história como o primeiro vôo promovido pela engenharia humana.
O primeiro balão teria sido desenvolvido pelos irmãos Montgolfier, que no dia cinco de junho de 1783, na França, fizeram subir a primeira aeronave a ar quente. Os irmãos Montgolfier e Jean Pilatre de Rozier, em 21 de novembro de 1783, teriam sido os primeiros balonistas da história, usando pela primeira vez hidrogênio no lugar de ar quente.
O primeiro vôo de balão no Brasil data de 1885, quando Edouard Heilt subiu por alguns segundos no Saco dos Alferes, no Rio de Janeiro.
O brasileiro Augusto Severo de Albuquerque pilotou o balão Bartolomeu de Gusmão sobre o Realengo, no Rio de Janeiro, em 1894. Em 1902, ele chegou a 400 metros de altitude com seu balão Pax.
Os balões voltaram em 1960 com evoluções técnicas que afastavam os riscos de incêndios. Voar de balão passou a ser um passeio seguro.
Em 20 de outubro de 1970, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), o comendador Victório Truffi, piloto brasileiro, fez seu primeiro vôo de balão. Parou de voar em 1985 e passou a ensinar pilotagem em Cotia (SP).
Em julho de 1987, em Casa Branca (SP), foi realizado o 1° Encontro Brasileiro de Balonismo e em 19 de dezembro de 1987 fundada a ABB - Associação Brasileira de Balonismo, com sede em São Paulo.

Nenhum comentário: